• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Governo dos EUA manda delegado brasileiro que atuou na prisão de Ramagem deixar o país

Governo dos EUA manda delegado brasileiro que atuou na prisão de Ramagem deixar o país

Ele atuava no ICE e foi acusado de contornar pedidos de extradição

Por Da Redação
Às

Atualizado
Governo dos EUA manda delegado brasileiro que atuou na prisão de Ramagem deixar o país

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos ordenou que um delegado brasileiro deixe o país. Ele é delegado da Polícia Federal e estava envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem (PL). Ele também atuava no Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos, mais conhecido como ICE.

A medida foi divulgada nesta segunda (20) pelo Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo americano. Sem citar nomes, o governo dos EUA afirmou em uma rede social que uma autoridade brasileira tentou "contornar pedidos formais de extradição" com o objetivo de promover "perseguições políticas" nos EUA.

"Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar pedidos formais de extradição e estender perseguições políticas ao território dos Estados Unidos. Hoje, pedimos que o funcionário brasileiro em questão deixe o país por tentar fazer isso", diz o texto.

Segundo a TV Globo, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos confirmou que o texto se refere a Marcelo Ivo de Carvalho. 

Ele foi nomeado para atuar em Miami em março de 2023, numa missão com o ICE, com duração de 2 anos. Entre as funções que ele exercia, está a identificação e prisão de foragidos da Justiça brasileira nos EUA. A permanência dele na missão foi prorrogada em março de 2025 pelo governo, até agosto deste ano.

O Itamaraty afirmou que não vai se manifestar sobre o tema. A PF não foi comunicada formalmente pela decisão do governo dos EUA.

Alexandre Ramagem foi preso pelo ICE no dia 13 de abril, em Orlando. A PF havia afirmado que ele foi preso por questões migratórias. Ramagem foi solto dois dias depois. 

O ex-deputado deixou o Brasil em 2025 após ser condenado a 16 anos de prisão por envolvimento na trama golpista. Ele teria deixado o país de forma clandestina antes do término do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Membros do ICE afirmaram à PF que ele pode aguardar a análise de um pedido de asilo em liberdade, ainda em solo americano. Autoridades brasileiras preparam um documento com informações para tentar acelerar a extradição de Ramagem para o Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.