Governo edita MP que pode reduzir tarifa de energia até 2025
Medida destina recursos para fundo do setor elétrico

Foto: Reprodução/iPED
O governo federal editou uma Medida Provisória a fim de destinar recursos para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). O objetivo é reduzir a tarifa para os consumidores de energia elétrica até 2025. A MP foi publicada na madrugada desta quarta-feira (2) do DOU (Diário Oficial da União).
A CDE é um fundo do setor elétrico que paga programas de subsídio, entre os quais o Luz para Todos e o desconto na tarifa para irrigação. O dinheiro da conta tem origem na tarifa de energia elétrica paga pelos consumidores de todo o Brasil, mas, por lei, também pode ter origem em recursos do Tesouro Nacional.
Atualmente, todo o recurso da CDE, que custa mais de R$ 20 bilhões por ano, vem das tarifas de energia. Com outra fonte, o impacto do fundo na conta de luz pode ser menor, o que reduzirá os reajustes.