• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal anuncia calendário de feriados e pontos facultativos para 2024; Confira

Governo Federal anuncia calendário de feriados e pontos facultativos para 2024; Confira

Lista de datas impacta o funcionalismo público e setores econômicos

Por Da Redação
Ás

Governo Federal anuncia calendário de feriados e pontos facultativos para 2024; Confira

Foto: Reprodução

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, na última quinta-feira (28), o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2024. A medida, que abrange 18 datas comemorativas, visa orientar o funcionalismo público de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De acordo com a lista, serão 10 feriados nacionais, dos quais quatro coincidirão com finais de semana. Já os pontos facultativos totalizam oito, distribuídos ao longo do ano, como Carnaval, Corpus Christi, Dia do Servidor Público federal e vésperas de Natal e Ano Novo.

Menos Feriados, mais trabalho:

A decisão do governo de concentrar os feriados em dias úteis visa, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estimular o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Em reunião ministerial, Lula destacou a relação entre o número de feriados prolongados e o desempenho econômico do país.

Ampliação do Dia da Consciência Negra:

Recentemente, o presidente Lula tornou o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, feriado nacional, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Anteriormente reconhecido em seis estados e mais de 1,2 mil cidades, o feriado agora abrangerá todo o território nacional.

Impacto econômico:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que os feriados em dias úteis geram vantagens para o turismo, mas prejudicam o comércio, com custos elevados e queda na atividade. Em 2024, as perdas projetadas são de R$ 27,92 bilhões, 4% inferiores a 2023, segundo projeções da CNC.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca a necessidade de equilíbrio entre os benefícios para o turismo e os prejuízos para o varejo. O cenário econômico se mostra desafiador, e as decisões devem ser orientadas por uma análise criteriosa do panorama atual.

Com o calendário de 2024, o governo busca conciliar interesses diversos, do funcionalismo público à dinâmica econômica nacional, enquanto enfrenta as demandas de um cenário desafiador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário