Governo funda comitê para administrar Copa do Mundo feminina de 2027
Com o Brasil definido como país-sede do torneio, o Ministério do Esportes será a responsável pela coordenação do evento

Foto: Lívia Villas Boas/CBF
O Governo fundou um comitê para administrar a Copa do Mundo feminina de 2027. Com o Brasil definido como país-sede do torneio, o Ministério do Esportes será a responsável pela coordenação do evento. A medida foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.
A pasta também será responsável pela Secretaria Executiva do comitê e do grupo executivo, o que possibilita uma maior articulação entre os órgãos e o acompanhamento assegurado das ações.
A coordenação prevê a formação de câmaras temáticas temporárias, visto que o grupo deseja tratar de assuntos específicos ligados às atividades preparatórias, além de estabelecer uma estrutura de governança interministerial para "assegurar o alinhamento e a cooperação entre os diversos órgãos da administração pública federal envolvidos na organização do evento".
Segundo a portaria, as reuniões do novo comitê vão ocorrer a cada seis meses, de forma ordinária ou até de forma extraordinária, conforme a convocação do coordenador.
"Com a liderança do Ministério do Esporte, o CGCOPA reunirá 23 órgãos da administração pública federal, entre eles a Advocacia-Geral da União, os ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça e Segurança Pública, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo, além do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República", informou o Ministério do Esporte.
"Poderão ainda ser criadas câmaras temáticas temporárias para tratar de temas técnicos específicos, como segurança, infraestrutura, mobilidade, comunicação e turismo", detalhou André Fufuca, ministro do órgão.
LEIA MAIS:
• FIFA prevê R$ 5,6 bilhões de receitas com a Copa do Mundo feminina no futuro
• FIFA faz visita técnica na Arena Fonte Nova para jogos da Copa do Mundo Feminina
• Salvador sediará Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2027
• Marta volta a ser convocada para a seleção brasileira