Governo lança guia para auxiliar pais a monitorar menores na internet
‘De Boa na Rede’ já está disponível no site; veja

Foto: Reprodução/Pixabay
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lançou nesta segunda-feira (16) uma plataforma digital para auxiliar pais e responsáveis a monitorar as atividades de crianças e adolescentes na internet. O "De Boa na Rede", disponível aqui, fornece guias para explicar os mecanismos de proteção oferecidos pelas principais redes sociais usadas no Brasil: Discord, X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook, Kwai, YouTube e Google.
A página foi apresentada em evento na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. O anúncio contou com a participação de representantes de redes sociais, do Ministério Público Federal e das polícias federal e rodoviária federal.
Segundo Dino, a plataforma é mais uma ação adotada para combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. "Nós temos orientações concretas para as famílias sobre como proteger nossas crianças e adolescentes", reforçou Dino.
Crimes
A plataforma tem um espaço dedicado para alertar e conscientizar os pais a respeito de crimes contra crianças e adolescentes na internet. O conteúdo apresenta sinais para o aliciamento de menores para benefícios sexuais e a "sextorção", quando alguém ameaça expor imagens íntimas para conseguir algo em troca. Em 2023, a Polícia Federal já realizou 627 operações contra crimes virtuais cometidos contra menores de idade. Até esta segunda, 291 pessoas tinham sido presas.