• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim/péssimo, enquanto 32% dizem achar bom/ótimo

Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim/péssimo, enquanto 32% dizem achar bom/ótimo

Votos em 2022 e localização geográfica firmam polarização na aprovação e rejeição à gestão do petista

Por Da Redação
Às

Atualizado
Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim/péssimo, enquanto 32% dizem achar bom/ótimo

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Uma pesquisa da Ipsos-Ipec, feita entre 13 e 17 de junho, indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado ruim ou péssimo por 38% dos brasileiros; ótimo ou bom por 32%. Além disso, 28% avaliam a gestão do petista como regular. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (22).

Os brasileiros que consideram o governo como ruim ou péssimo são maiores do que os que o avaliam como ótimo ou bom, apesar da oscilação da margem de erro para baixo em comparação ao mês de março, quando era de 40%. Já a avaliação de ótima ou boa era de 33% em março.

Já a avaliação da gestão como regular subiu de 24% para 28%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Gráfico: Farol da Bahia

 

De acordo com Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, o cenário segue indicando opiniões polarizadas e que, apesar da melhora na avaliação regular, o saldo do governo é negativo.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Perfil de quem considera bem ou mal.

Dos brasileiros que avaliaram o governo positivamente, mais de 60% são dos eleitores que declararam voto no petista em 2022. Além disso, nordestinos e entrevistados com ensino fundamental consideram o governo positivo, com 47% cada.

Entre os brasileiros que avaliaram negativamente o governo, 74% são os que declararam votos no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Veja lista completa dos perfis:

Positiva

Quem declara ter votado em Lula em 2022: 62%;

Moradores do Nordeste: 47%;

Entrevistados com ensino fundamental: 47%;

Quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo: 41%;

Católicos: 38%.

Negativa

Quem declara ter votado em Jair Bolsonaro em 2022: 74%;

Quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos: 54%;

Evangélicos: 49%;

Entrevistados com ensino superior: 46%;

Moradores do Sudeste: 44%.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.