Governo planeja vacinar toda a população brasileira em 2021, diz Pazuello
Segundo o ministro, a estimativa é que metade já seja imunizado no início do 2º semestre

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou nesta quinta-feira (10), em entrevista à rádio Jovem Pan, que o governo pretende imunizar toda a população brasileira contra a Covid-19 em 2021. Ele afirmou ainda que a pasta poderá comprar a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech e testada no Brasil pelo Instituto Butantan, caso a fórmula seja autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Acreditamos que a gente chegue à metade de 2021, no início do segundo semestre, já com bastante cobertura. Temos que compreender que quando conseguirmos vacinar o suficiente para reduzir o contágio, a gente começa a entrar na normalidade", afirmou o ministro da pasta.
Na conversa, Pazuello disse que o ministério entende ser possível que haja uma "volta à normalidade" antes da cobertura total ser atingida.
"Não tem que esperar vacinarmos 215 milhões de pessoas para termos os efeitos de uma estratégia de vacinação, que visa imunizar os grupos de pessoas que vão trazer a contaminação para níveis [de transmissão] mais razoáveis", pontuou ao completar que "Teremos que conviver com o coronavírus, assim como convivemos com o HIV e o H1N1. Precisamos vacinar para reduzir o contágio até atingir níveis razoáveis, dentro de uma normalidade de casos".