Governo pode prorrogar apoio para exportadores 'Brasil Soberano'

Iniciativa prevê compras públicas e crédito para apoiar exportadores afetados por sobretaxas dos EUA.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Governo pode prorrogar apoio para exportadores 'Brasil Soberano'

Foto: Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta segunda-feira (25) que o governo federal poderá prorrogar a Medida Provisória (MP) que criou o Programa Brasil Soberano. O texto tem validade inicial de 180 dias e reúne ações de apoio a empresas e trabalhadores prejudicados pelas sobretaxas impostas pelos Estados Unidos sobre alimentos brasileiros.

“A MP tem validade de seis meses. Evidentemente, se for preciso prorrogar, o governo brasileiro vai prorrogar”, disse Teixeira, em entrevista coletiva.

Criado pela MP nº 1.309, publicada em 13 de agosto, o Brasil Soberano autoriza que governos federal, estaduais e municipais comprem, sem licitação, alimentos que deixarem de ser exportados. Os contratos terão duração de até 180 dias.

Uma portaria interministerial regulamentou a lista de produtos que podem ser adquiridos, incluindo açaí, água de coco, castanhas, mel, manga, pescados e uva. Segundo o ministro, a relação poderá ser atualizada de acordo com a necessidade.

Além das compras públicas, o programa prevê:

  • R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para linhas de crédito;

  • Alterações nas regras do seguro de crédito à exportação;

  • Prorrogação da suspensão de tributos.

A MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para não perder a validade. Teixeira afirmou acreditar que a proposta deve ter apoio dos parlamentares.

“Creio que o Congresso tem simpatia por essa medida, que dialoga com a economia agrícola dos estados brasileiros, com o agricultor familiar e com o pequeno produtor”, disse o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.