Governo presta esclarecimento sobre compra de vacina da China

Posicionamento foi tomado após Bolsonaro compra da vacina nesta quarta-feira (21)

[Governo presta esclarecimento sobre compra de vacina da China]

FOTO: Reprodução/TechMundo

O secretário-executivo da Saúde, Élcio Franco, endossou a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmou que "não há intenções de comprar vacina chinesa". O pronunciamento foi feito nesta quarta-feira (21), um dia depois de a própria pasta, por meio do ministro Eduardo Pazuello, anunciar negociação para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  

"Não há intenção de compra de vacina chinesa. A premissa para a aquisição de qualquer vacina prima pela segurança, eficácia, ambos conforme aprovação da Anvisa. Qualquer vacina quando estiver disponível e certificada pela Anvisa e adquirira pelo Ministério da Saúde, poderá ser oferecida aos brasileiros pelo Programa Nacional de Imunizações e no que depender desta pasta, não será obrigatória", afirmou.

Apesar do posicionamento do secretário, uma nota divulgada pelo Ministério da Saúde na terça-feira (20), previa a edição de uma MP (Medida Provisória) para disponibilizar R$ 1,9 bilhão para a aquisição da CoronaVac. "Além das vacinas já adquiridas previamente (AtraZeneca e Covax), o governo federal assinou protocolo de intenções para a compra de 46 milhões de doses da Butantan-Sinovac, após negociações com o Instituto Butantan. Para tanto, será editada uma nova Medida Provisória para disponibilizar crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão.", diz trecho da nota. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!