Governo prevê geração de três milhões de novas vagas de emprego
Estimativa foi feita pelo ministro Onyx Lorenzoni, durante live realizada pela Agência Estado

Foto: Reprodução/G1
O governo estima que três milhões de novas vagas de emprego sejam geradas a partir de programas de incentivo à contratação que estão sendo discutidos no Congresso.
Durante a Live Broadcast, realizada pela Agência Estado, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, disse que a estimativa é "conservadora" e pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que votasse na medida provisória que contém a criação dos programas antes de 7 de setembro para não perder validade.
"Estamos com uma projeção conservadora de três milhões de vagas de empregos que esses três programas poderão oferecer ao longo do período em que vão funcionar", disse Onyx. O ministro também falou que a geração de vagas poderia ser até maior, sem detalhar qual seria a contribuição de cada programa, nem as medias adotadas para a projeção.
Os programas em tramitação no Senado e já aprovados pela Câmara são: O chamado Priore, que prevê a contratação de trabalhadores de 18 a 29 anos ou com mais de 55 anos para encargos salariais menores, incluindo pagamento de FGTS e contribuição à Previdência. O Requip, que permite o pagamento de bolsas de inclusão e de qualificação para profissionais de 18 a 29 anos ou de baixa renda. E a terceira é chamada de "serviço social voluntário", por meio do qual Prefeituras poderiam contratar trabalhadores de 18 a 29 anos ou com mais de 50 anos e a União pagaria uma bolsa de até R$ 125 mensais. Os programas estariam atrelados a cursos de qualificação profissional.