Governo publica edital para novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na Bahia
Obras devem começar em 2026, com investimento de R$ 507 milhões e expectativa de gerar 2,4 mil empregos

Foto: Ricardo Botelho/MINFRA
O governo federal publicou, nesta quinta-feira (4), o edital para a construção de um novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), entre os municípios de Guanambi e Caetité, no sertão da Bahia. A extensão da obra será de 35,75 km, com investimento estimado em R$ 507,1 milhões. A previsão é que os trabalhos tenham início no fim do primeiro semestre de 2026 e sejam concluídos em até 43 meses, gerando cerca de 2,4 mil empregos diretos.
A Fiol II faz parte do projeto da ferrovia bioceânica, que pretende ligar o Porto de Ilhéus (BA) ao Porto de Chancay, no Peru, criando um novo corredor logístico de integração entre o Atlântico, os países andinos e a Ásia.
Segundo o diretor de Empreendimentos da Infra S.A., André Luís Ludolfo, o traçado atual foi planejado para reduzir riscos ao reservatório de Ceraíma, que abastece a região. “Havia um risco de a gente começar a obra e ter um impacto nessa barragem, como uma trinca se romper”, explicou. Ele destacou que a mudança garante maior segurança ambiental e estrutural.
A ferrovia terá, ao todo, 485 km entre Caetité e Barreiras. Hoje, cerca de 245 km já contam com trilhos instalados, o restante segue em fase de obras ou de licitação.
De acordo com Ludolfo, a Fiol II será estratégica para o escoamento da produção agrícola do oeste baiano e deverá impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. “A nossa expectativa é conectar a Fiol II ao oeste baiano, que é uma região produtora de grãos, graneis agrícolas, e para ser um indutor do desenvolvimento socioeconômico da região também”, afirmou.
No futuro, a ferrovia será interligada à Ferrovia Norte-Sul, formando um corredor logístico integrado até o Porto de Ilhéus, por meio da Fiol I. Ao todo, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km, ligando a Bahia ao Tocantins.