Governo "quer descobrir" por que o Brasil tem juros tão altos, diz Alckmin
Vice-presidente avaliou ser necessário agir para reduzir o custo de capital com desburocratização, digitalização e acordos

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (31),no evento da posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que o governo "quer descobrir" por que o Brasil tem juros tão altos. Alckmin afirmou que um dos objetivos da equipe econômica é reduzir o custo de capital no País.
“O que justificaria? É imposto? É cunha fiscal? É falta de concorrência? Nos Estados Unidos tem 2 mil bancos. É insegurança econômica? Questão fiscal? Insegurança política? Dificuldade de reaver o crédito? Spread alto? O bom pagador paga pelo mal pagador?", questionou.
O presidente da Abras, João Galassi, disse durante o evento que "o varejo está sangrando" com a maior taxa de juros real do mundo.
Para o vice-presidente, é necessário agir para reduzir o custo de capital com desburocratização, digitalização e acordos.