Governo recebe prazo de 120 dias do TCU para corrigir fiscalização do desmatamento na Amazônia

Segundo o instituto Imazon, a Amazônia teve o pior primeiro semestre dentro de dez anos nas estatísticas de desmatamento

[Governo recebe prazo de 120 dias do TCU para corrigir fiscalização do desmatamento na Amazônia]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) resolveu nesta quarta-feira (21) liberar prazo de 120 dias para o governo federal apresentar um plano de ação para corrigir "irregularidades" no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia. 

Foram técnicos do tribunal que apontaram após auditoria os problemas nas ações de prevenção e enfrentamento.  

“A auditoria detectou que algumas mensagens que têm sido proferidas por autoridades do Poder Executivo Federal, em especial pelo Presidente da República, mas também pelo então Ministro do Meio Ambiente, têm prejudicado o exercício da fiscalização do Ibama e potencialmente incentivado o desmatamento na região”, disseram os técnicos.

As ações do governo federal foram tratadas pela auditoria até 2020, quando Ricardo Salles ainda era ministro. O político deixou o cargo no dia 23 de junho e foi substituído por Joaquim Alvaro Pereira Leite, que forneceu poucas declarações públicas desde a posse.

O instituto Imazon informou na última segunda (19), que a Amazônia teve o pior primeiro semestre dentro de dez anos nas estatísticas de desmatamento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!