Governo revisa PIB de 2020 para queda de 4,7%
Essa pode ser a maior recessão desde Plano Collor I

Foto: Reprodução/Internet
O governo federal revisou a estimativa oficial para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2020 e passou a prever um tombo de 4,7%. O número foi divulgado pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (13), por meio do relatório de receitas e despesas do orçamento de 2020. A previsão anterior, divulgada em março, era de que a economia teria crescimento de 0,02% neste ano.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Se confirmada a projeção oficial, será a maior recessão que o Brasil enfrentará em 120 anos. De acordo com as estatísticas históricas do IBGE, não há registro de uma queda tão grande da atividade desde o início da série, em 1901.
Até hoje, o maior tombo na economia ocorreu em 1990, quando houve retração de 4,35% (ano do Plano Collor I e do confisco do dinheiro que os brasileiros tinham em suas contas). A segunda maior queda já registrada foi em 1981, quando o PIB caiu 4,25% na esteira da crise da dívida externa brasileira.