• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo se prepara para embate com oposição no Senado para alterar projeto Antifacção

Governo se prepara para embate com oposição no Senado para alterar projeto Antifacção

Para evitar mais uma derrota no Congresso, alguns aliados defenderam uma tentativa de negociação com o aval direto do presidente Lula

Por Da Redação
Às

Governo se prepara para embate com oposição no Senado para alterar projeto Antifacção

Foto: Reprodução/AntônioCruz/AgênciaBrasil

O Palácio do Planalto avalia que enfrentará ataques por ter se colocado contra o projeto de lei Antifacção aprovado nesta terça-feira (18) pela Câmara. No entanto, irá dobrar a aposta no discurso de que o texto do relator Guilherme Derrite (PP-SP) tem falhas e não ajudará no combate ao crime.  

Para evitar mais uma derrota no Congresso, alguns aliados defenderam uma tentativa de negociação com o aval direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que bancou a posição contrária. A ideia é tentar vencer o debate político em torno do tema.    

O Planalto está contando que, ainda no Senado, sejam feitas mudanças que aproximem o projeto do texto original elaborado pelo Ministério da Justiça. O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestaram, nesta quarta-feira (19), o plano de manter o embate. 

Nas redes sociais do presidente, ele disse que o texto “do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica”. “Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei. É importante que prevaleça, no Senado, o diálogo e a responsabilidade na análise do projeto para que o Brasil tenha de fato instrumentos eficazes no enfrentamento às facções criminosas”, completou. 

Já Haddad, afirmou que o projeto “asfixia financeiramente a Polícia Federal e enfraquece a Receita Federal no combate ao crime organizado”. Ele também disse que o PL “facilita a vida dos líderes do crime organizado”.  

O texto de Derrite, secretário licenciado de Segurança Pública do governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo, recebeu 370 votos a favor e apenas 110 contra. Mesmo em partidos mais à esquerda, as dificuldades do governo foram perceptíveis: o PSB, por exemplo, se dividiu, com 8 votos contrários, mas 7 votos favoráveis. No PDT, foram 16 votos a favor do projeto de Derrite e apenas um contrário, contrariando o posicionamento do governo. 

Leia mais:  Vídeo: Haddad critica Projeto de Lei Anti facção aprovado na Câmara: "Asfixia financeiramente a Polícia Federal"

Leia mais: Por 370 a 110 votos, Câmara dos Deputados aprova texto-base do Projeto Antifacção

Leia mais:  Maioria de parlamentares baianos votou a favor do 'PL Antifacção'; veja quem

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário