• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Governo Trump prepara ações na Venezuela que podem levar à queda de Maduro

Governo Trump prepara ações na Venezuela que podem levar à queda de Maduro

Segundo o Washington Post, presidente dos EUA autorizou a CIA a adotar “medidas agressivas”

Por Da Redação
Às

Governo Trump prepara ações na Venezuela que podem levar à queda de Maduro

Foto: Isac Nóbrega/PR | Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria articulando uma série de operações secretas na costa da Venezuela com potencial de provocar a queda do regime de Nicolás Maduro, de acordo com uma reportagem publicada nesta quarta-feira (22) pelo jornal The Washington Post.

Fontes citadas pelo veículo afirmam que Trump autorizou a CIA a realizar “ações agressivas contra o governo venezuelano”. Embora o documento oficial não determine explicitamente a derrubada de Maduro, o texto permite medidas que “podem levar a esse resultado”, segundo pessoas com acesso às deliberações do governo norte-americano.

As ações fariam parte de uma ofensiva já em curso no mar do Caribe, sob o argumento de combater o tráfico de drogas em direção aos Estados Unidos. Uma frota composta por navios de guerra e caças já atacou sete embarcações, resultando em 32 mortes, segundo informações do próprio governo norte-americano. Caracas, por sua vez, acusa Washington de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para tentar invadir o país.

De acordo com o Washington Post, o próximo passo seria a realização de ataques terrestres voltados a acampamentos de traficantes e pistas de pouso clandestinas.

Apesar de o governo dos EUA negar que o objetivo seja destituir Maduro, as fontes ouvidas pelo jornal apontam que a ofensiva tem um caráter estratégico de “desestabilização das tropas” e de pressão contínua sobre o território venezuelano, configurando uma espécie de “guerra psicológica”.

O jornal também destaca que a maior parte das drogas ilícitas que entram nos Estados Unidos não vem do Caribe, região onde as operações estão concentradas, mas sim do Pacífico e do México, o que reforça a suspeita de que a verdadeira meta da Casa Branca seria enfraquecer o governo de Nicolás Maduro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.