Governo zera impostos de equipamentos de energia solar

Anúncio foi feito por Bolsonaro nas redes sociais

Por Da Redação
Ás

Governo zera impostos de equipamentos de energia solar

Foto: Reprodução/Internet

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã dessa quinta-feira (23) no Twitter, que o governo federal zerou os impostos para a importação de equipamentos de energia solar. A medida deve impulsionar os negócios em um momento em que a desvalorização do real frente ao dólar aumenta os custos dos componentes para geração com a tecnologia, que depende principalmente de importações da China. 

Foram beneficiados dezenas de modelos de módulos solares, incluindo monocristalinos e bifaciais, além de alguns tipos de inversores trifásicos para sistemas fotovoltaicos e componentes utilizados nos "trackers", como unidades de controle. Também foram isentas do imposto de importação bombas para líquidos usadas em sistemas de irrigação movidos com energia solar.  

As instalações de geração solar têm crescido rapidamente no Brasil nos últimos anos e já respondem por cerca de 3 gigawatts em potência instalada, se consideradas grandes usinas. Ainda assim, a fonte representa atualmente pouco menos de 2% da capacidade em operação no país, de acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com enorme potencial de expansão nas próximas décadas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.