Gramado, a encantadora capital do Turismo do Sul do Brasil

Gramado fascina pela beleza de sua geografia e suas ruas repletas de casas e edifícios de arquitetura alemã

Vem chegando o inverno e com ele o frio, que passa longe do nordeste, mas faz acender as lareiras no Sul e Sudeste do País. Mais uma vez, um séquito de adoradores do frio, com casacos, toucas de lã, botas e cachecóis vão à busca da neve nos pontos mais altos das Serras Gaúcha e Catarinense. Entre tantas cidades, uma sempre se destaca como a famosa Gramado, uma referência no turismo nacional.

Localizada a 115 quilômetros da capital, Porto Alegre, na Região das Hortênsias, Gramado fascina pela beleza de sua geografia e suas ruas repletas de casas e edifícios de arquitetura alemã, lembrando um pedacinho da Europa no Brasil. A cidade que já teve sua economia baseada na indústria moveleira, cansada do vai e vem da economia e das inúmeras crises que se abateram sobre o setor, procurou uma saída bastante simples e rentável, o turismo, que passou a ser responsável por 90% da receita do município.

Turística por natureza, a cidade assumiu sua vocação, sendo hoje o principal polo turístico do Rio Grande do Sul e um dos principais do Brasil, promovendo eventos durante o ano como o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, o Festival de Natal, o famoso Natal Luz, e a Festa da Colônia, que atraem milhares de turistas o ano inteiro, com reflexos muito positivos em vários setores da economia local.

Se antigamente muitos turistas iam a Gramado somente em busca da possibilidade de neve, essa demanda foi resolvida há cerca de cinco anos com a inauguração do Snowland, o primeiro parque indoor de neve artificial das Américas, uma das principais atrações da cidade, que ainda tem diversas outras opções de entretenimento e diversão para todas as idades, como o Harley Motor Show, um restaurante/bar temático das famosas motos norte-americanas, o Hollywood Dream Cars, onde se pode ver uma respeitável coleção de automóveis das décadas de 20 a 60, o Salão Super Carros com a possibilidade de realizar o sonho de dirigir uma Ferrari ou uma Lamborghini e o Museu de Cera Dreamland, o primeiro museu de cera da América Latina. 

Além do turismo familiar e de grupos, Gramado tem se tornado referência no turismo de negócios, com a construção de uma estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. Como exemplo temos o Gramado Serra Park e a ExpoGramado, cujos espaços somam 35 mil metros quadrados de área e com infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Além disso, diversos hotéis apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates.

Em termos de hospedagem, a cidade oferece opções para os mais variados gostos e bolsos, variando de simpáticos e confortáveis hostels até sofisticadíssimos resorts, como o novíssimo Windham Gramado Termas Resort & Spa, inaugurado em janeiro deste ano, prova que a hotelaria de Gramado está sempre evoluindo para melhor.

Na gastronomia Gramado sempre dá show, com uma variada gama de restaurantes especializados na culinária do mundo todo. O turista nunca irá se decepcionar tanto no número de opções, quanto na qualidade. É tudo muito bom, generoso e, principalmente, delicioso, não importa a nacionalidade da cozinha escolhida. Do famoso Café Colonial servido em diversos locais pela cidade como o icônico Bela Vista Café Colonial, passando por cantinas italianas como o Tarantino Ristorante, cervejarias típicas alemãs como a Rasen Platz da local Rasen Bier, fondues suíços servidos em restaurantes como o Swiss Cottage, a deliciosa cozinha português, muito bem representada pela Casa Aveiro By Dolores, o restaurante de Kátia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, o CR7,  ou ainda a regionalíssima Churrascaria Chama de Fogo.

Outra atração de Gramado é o chocolate, quase uma unanimidade universal e onde as dezenas de fábricas da cidade mostram porque são famosos os produzidos por lá, desde os caseiros e artesanais até as grandes marcas, cujas lojas são um espetáculo à parte. Não existe a possibilidade de deixar de adquirir algum de seus infinitos sabores e opções é que não faltam em todas as lojas espalhadas pela cidade, o grande problema é escolher.

Gramado é sempre um excelente passeio, com muitas opções de lazer e turismo de qualidade, qualquer que seja a época do ano. Se puder ir, não deixe de fazê-lo, você vai se surpreender com as paisagens, o clima de montanha, a natureza, a gastronomia, os bares e atrações que atendem a todos os gostos. Gramado é show!


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!