Gretchen passa por nova harmonização e revela uso de PMMA; especialista alerta sobre cuidados e riscos do procedimento!
Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista em estética, explica diferenças entre os preenchimentos e faz alerta sobre o uso do PMMA

Foto: Divulgação
Aos 66 anos, Gretchen surpreendeu os fãs ao exibir um visual renovado após realizar uma nova harmonização facial e outros procedimentos estéticos. A cantora contou que também fez reposição hormonal, rejuvenescimento íntimo, design glúteo e extensão capilar — além de ter aplicado PMMA (polimetilmetacrilato) no bumbum e no quadríceps.
A médica especialista em estética Dra. Fernanda Nichelle faz um alerta sobre o uso do PMMA em procedimentos estéticos.
“O PMMA é um preenchedor permanente que, ao contrário dos bioestimuladores e do ácido hialurônico, não é absorvido pelo organismo. Isso significa que o corpo não reabsorve o produto, o que pode gerar reações inflamatórias e complicações sérias com o passar do tempo”, explica a Dra. Fernanda.
A especialista ressalta que o uso do PMMA ainda é realizado em situações muito específicas e deve ser conduzido por médicos experientes na técnica .
Infelizmente, vemos muitos casos de complicações por mau uso, especialmente quando o PMMA é aplicado de forma inadequada ou em locais não indicados, como grandes volumes nos glúteos ou nas coxas”, destaca.
Sobre a harmonização facial, a médica reforça que o ideal é sempre buscar resultados sutis e personalizados, respeitando a anatomia e a idade de cada paciente.
“A harmonização não deve transformar o rosto, mas sim equilibrar traços e devolver o frescor da juventude. O erro está em buscar padrões irreais de beleza. O procedimento deve ressaltar o que há de bonito e natural em cada pessoa, e não descaracterizá-la”, completa a Dra. Fernanda Nichelle.