Gripe Aviária: SES descarta infecção em trabalhador de granja onde caso foi registrado
Trabalhador chegou a ficar em isolamento domiciliar por suspeitas da doença

Foto: Reprodução/Governo de São Paulo
A Secretaria de Saúde do RS (SES) descartou a suspeita de infecção por influenza aviária em um trabalhador da granja em Montenegro, onde foi detectado um caso da doença entre as aves. De acordo com a SES, o homem chegou a ficar em isolamento domiciliar.
A análise foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, através de amostras do trabalhador.
Em nota, a secretaria informou que intensificou o monitoramento de pessoas após a descoberta de casos de gripe aviária em uma granja em Montenegro, na última quinta-feira (15).
Trabalhadores expostos a aves doentes na granja em Montenegro e no zoológico de Sapucaia do Sul, onde casos também foram registrados, são monitorados pela SES.
Na última sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura informou que o risco de infecções em humanos pelos vírus da gripe aviária é baixo. A transmissão do vírus ocorre mediante contato direto ou indireto com animais infectados ou com ambientes e superfícies contaminados por fezes ou outros fluidos animais.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, caso não registre nenhum novo caso em um período de 28 dias, tempo em que acontece o ciclo do vírus H5N1, o Brasil estará livre do vírus e poderá retomar as exportações para os países que restringiram ou bloquearam a compra do frango nacional.
Leia também:
Gripe aviária: confira as principais dúvidas sobre a doença
Possíveis focos de gripe aviária são investigados em 5 estados brasileiros; confira
Gripe Aviária não deve gerar impactos relevantes em preços de frango e ovos, diz Fávaro