Grupo cultural promove oficinas virtuais gratuitas de máscaras venezianas, ibéricas e tradicionais

Aos detalhes...

[Grupo cultural promove oficinas virtuais gratuitas de máscaras venezianas, ibéricas e tradicionais]

FOTO: Maragogipe/ Francisco Gomes

Em tempos tão difíceis da pandemia, a regra é se cuidar e ficar em casa. E pra quem quer aproveitar a oportunidade para aprender uma técnica e desenvolver novas habilidades, o Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais, promoveu uma série de oficinas gratuitas e virtuais que remontam a produção de máscaras presentes ao longo da história do Carnaval de Maragojipe, com mais de 180 anos. Com influências venezianas, ibéricas e fortes raízes nas tradições afro-indígenas, a festa popular é um verdadeiro caldeirão cultural que mantém, todos os anos, a confecção de fantasias, os mascarados de maragojipe.

Quatro oficinas, todas com carga horária de duas horas, já estão disponíveis ao público: Oficina virtual de Máscaras Venezianas, ministrada pela oficineira Rita de Cássia Bispo;  Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas, ministrada pelo Oficineiro Bartolomeu Conceição; Oficina Virtual de Máscaras Tradicionais, por Rita de Cássia Bispo, e  Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas, por Bartolomeu Conceição dos Anjos. As atividades poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo Youtube (Carnaval de Maragojipe 2021). Para mais informações, basta acessar as redes sociais @carnavalmaragojipe e o site em www.carnavalmaragogipe.com.br

Sustentabilidade

O projeto é também um importante suporte à sustentabilidade dos grupos locais da cidade de Maragojipe. As máscaras criadas nas oficinas serão comercializadas, gerando recursos para a manutenção das atividades dessas organizações culturais.

A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, viabilizada por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!