• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Grupo que extorquia empresas próximo a refinaria no Rio de janeiro é alvo de Operação da Polícia Civil

Grupo que extorquia empresas próximo a refinaria no Rio de janeiro é alvo de Operação da Polícia Civil

Segundo a polícia, o grupo é liderado pelo chefe do tráfico na região e por um pastor que se apresentava como líder comunitário,

Por Da Redação
Às

 Grupo que extorquia empresas próximo a refinaria no Rio de janeiro é alvo de Operação da Polícia Civil

Foto: Divulgação

Uma organização criminosa responsável por extorsão contra empresas que atuam no entorno da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) foi alvo da Operação Refinaria Livre, deflagrada pela Policia Civil (PC) nesta quarta-feira (27). Até o momento três suspeitos foram presos. 

De acordo com a PC, o chefe do tráfico na região, identificado como Joab da Conceição Silva, e um pastor que se apresentava como líder comunitário eram os responsáveis por chefiar o esquema. O grupo obrigava que empresas próximas a área industrial da Reduc pagassem uma mensalidade ao tráfico sob ameaça de  incêndio de caminhões, agressões a funcionários, interrupção forçada das atividades produtivas e bloqueio de acesso às instalações.

As investigações apontaram que a organização praticava extorsão com as empresas. O pastor era responsável por ir as empresas se apresentando como líder comunitário, porém impondo regras determinadas por Joab. 

Dentre as exigências estavam proibição de permanência de caminhões nos pátios, a imposição de contratações de moradores ligados ao tráfico e a oferta de suposta mediação para evitar represálias. A investigação também aponta que sindicatos e associações de fachada eram usados pelo tráfico para pressionar empresários.

O pastor, que não teve sua identidade divulgada, já foi alvo de operação policial no início deste mês em Minas Gerais, portando uma pistola, granadas artesanais, munição e dinheiro. 

De acordo com os agentes, ao ser atuado ele confessou que estava levando os objetos de Duque de Caxias até a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, para realizar ações de intimidação e interrupção de serviços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.