• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Grupo se reúne no bairro do Cabula para homenagear 12 mortos em chacina

Grupo se reúne no bairro do Cabula para homenagear 12 mortos em chacina

Chacina do Cabula ocorreu em 6 de fevereiro de 2015

Por Da Redação
Ás

Grupo se reúne no bairro do Cabula para homenagear 12 mortos em chacina

Foto: Reprodução/TV Bahia

Um grupo de pessoas plantou mudas de árvores nesta quinta-feira (6), em Salvador, para homenagear os 12 jovens mortos durante uma chacina no bairro do Cabula, em 2015. A homenagem aconteceu na Vila Moisés, mesmo lugar onde ocorreu a ação policial.

A Chacina do Cabula ocorreu em 6 de fevereiro de 2015, poucos dias antes do carnaval na capital baiana. O inquérito da Polícia Civil, realizado na época, aponta legítima defesa na ação dos PMs, que não tiveram os nomes divulgados até hoje. Já o Ministério Público (MP-BA) denunciou os policiais por homicídio.

Investigações

Até o momento, em cinco anos, o caso segue sob análise da Justiça da Bahia. Nove policiais militares são réus. Eles chegaram a ser julgados e absolvidos, em 2015. No entanto, a sentença foi anulada após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os agentes aguardam um novo julgamento em liberdade. Não há previsão de quando eles serão levados ao júri novamente. 

No ano de 2018, depois da anulação do primeiro julgamento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tentou transferir o caso para a Justiça Federal, contudo, o pedido foi negado e, em dezembro do mesmo ano, o caso voltou para o 1º Juízo do Tribunal de Justiça da Bahia.

Além do MP, da Justiça e da PM, o caso é acompanhado pela Anistia Internacional e pelo Movimento Reaja ou Será Morto, que ajudou as famílias das vítimas a pressionar as autoridades durante as investigações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.