Guedes diz que BC errou ao alertar sobre risco fiscal
De acordo com o ministro, a maior preocupação da pasta era o juro negativo, ao invés do cenário fiscal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em entrevista à rádio Guaíba, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Banco Central errou ao fazer alertas sobre risco fiscal enquanto a preocupação da pasta estava no juro negativo. “Ele (BC) estava preocupado com o fiscal e eu estava preocupado com o juro negativo, foi um erro por não perceber que nós trocamos o eixo da economia”, disse.
A instituição financeira demonstrou preocupação em relação às contas públicas, principalmente após a aprovação da PEC dos Benefícios, que chegou a ser intitulada de PEC Kamikaze, em razão dos riscos ao cenário fiscal brasileiro. A emenda possibilitou o rompimento do teto fiscal para promover o aumento do Auxílio Brasil e conceder novos benefícios.
Apesar da crítica ao posicionamento do BC, Guedes elogiou o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. "Eu fiquei preocupado com o juro negativo, porque a inflação subiu rápido. Graças a Deus, o Roberto Campos, que é um ótimo presidente do Banco Central, percebeu e acabou se adiantando e ficando à frente da inflação”, afirmou.


