Guedes é convidado para ir à Câmara explicar sobre saída da Caixa e BB da Febraban
Requerimento para convocação do ministro foi apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro

Foto: Edu Andrade / Ministério da Economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi convidado a comparecer na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para dar explicações sobre a ameaça do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O requerimento para convocação do ministro foi apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e houve acordo para que fosse transformado em um convite, que foi aprovado nesta terça-feira (31). Guedes não é obrigado a comparecer.
Para Ribeiro, que é presidente da comissão, os dirigentes dos dois bancos estatais devem “se debruçar com seus técnicos em suas salas de reuniões enormes e confortáveis e pensar como socorrer milhões brasileiros desempregados”. "Perdemos o foco, conseguimos desempregar até o desempregado (...) Quando o governo perde o foco do que realmente o cidadão precisa e gasta o seu tempo em usar instituições com viés político a luz amarela tem que acender".
A saída dos dois bancos públicos da entidade seria pela articulação na publicação de um manifesto, assinado por entidades de classe dos setores financeiro e industrial.
O deputado Sanderson (PSL-RS), vice -líder do governo na Câmara, informou que o ministro Guedes pode comparecer no dia 29 de setembro para dar explicações aos parlamentares. Ele também disse que o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, está disposto a dar explicações.


