'Guerra no século 21 é absurdo', afirma chefe da ONU

A declaração foi feita nesta quinta (28) durante a primeira visita de Guterres à Ucrânia, desde o início da invasão russa

Por Da Redação
Ás

'Guerra no século 21 é absurdo', afirma chefe da ONU

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, declarou nesta quinta-feira (28) que "uma guerra no século 21 é um absurdo". Essa é a primeira visita do chefe da ONU à Ucrânia desde o início da invasão russa.

Em entrevista à imprensa em Borodianka, cidade da periferia de Kiev ocupada pelos russos em março, Guterres disse que conseguia imaginar sua família "em uma dessas casas destruídas e queimadas". "Vejo minhas netas correndo em pânico. A guerra é um absurdo no século 21, nenhuma guerra é aceitável no século 21", concluiu.

Logo depois, o chefe da ONU visitou Bucha, local onde foram registradas, no início do mês, imagens de corpos de civis espalhados pelas ruas com sinais de execução. A Ucrânia denuncia crimes de guerra perpetrados pelo exército russo na região. O Tribunal Penal Internacional abriu uma investigação sobre o caso.

Segundo o procurador do tribunal internacional, Karim Khan, não há dúvidas de que a Ucrânia é um "cenário de crime", afirmou durante reunião na ONU na quarta.

O secretário-geral da ONU aproveitou a visita para reforçar sua solicitação a Moscou para que "coopere" com a investigação internacional sobre crimes de guerra na Ucrânia. "Quando vemos este local horrível, vejo como é importante ter uma investigação completa e estabelecer responsabilidades", disse o chefe da ONU.

Na última terça-feira (26), o chefe da ONU encontrou Vladimir Putin em Moscou para tentar negociar um cessar-fogo rápido para a retirada de civis das regiões leste e sul da Ucrânia, onde as tropas russas intensificam sua ofensiva. Na tarde desta quinta, Guterres deve se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.