Haddad afirma que não é viável responder tarifaço de Trump "na mesma moeda"
Ministro explica que governo dos EUA pode estar dando um "tiro no próprio pé" ao taxar os produtos brasileiros

Foto: Diogo Zacarias/MF
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que não é viável responder ao tarifaço do presidente Donald Trump "na mesma moeda". O petista explicou que o governo dos Estados Unidos (EUA) pode estar dando um "tiro no próprio pé" ao taxar os produtos brasileiros.
"Os termos estão sendo discutidos, mas precisamos ter muito cuidado com isso. Esse tipo de coisa na mesma moeda não está na ordem de considerações, pois estamos pensando no povo brasileiro", afirmou.
Haddad argumentou que os produtos do Brasil têm potencial para encarecer os alimentos utilizados no dia a dia dos americanos.
"Não podemos cometer o erro simétrico, que seria encarecer aquilo que concorre para melhorar a produtividade da nossa economia", apontou.
Os detalhes da resposta à tarifa americana estão no plano de contingência elaborado pelo Governo Federal. Este plano foi finalizado pelos técnicos do governo na última quinta-feira (24) e deve contar com uma linha de crédito para os empresários mais afetados.
O documento foi apresentado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será responsável por definir o que sairá do papel.
LEIA MAIS:
• Brasil intensifica ofensiva diplomática para derrubar tarifas dos EUA
• Haddad vê sinal de abertura dos EUA para negociar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros