Haddad esclarece que não há projeto de moeda única entre Brasil e Argentina

Segundo ele, divisa entre os países seria apenas para trocas comerciais

Por Da Redação
Às

Haddad esclarece que não há projeto de moeda única entre Brasil e Argentina

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), esclareceu na segunda-feira (23), que não existe projeto de uma moeda única entre Brasil e Argentina, que substituiria o real e o peso. Durante um evento com empresários dos dois países em Buenos Aires, o ministro pontuou que o que está em estudo é viabilidade de uma moeda digital comum que seria usada apenas em trocas comerciais, para reduzir a dependência em relação ao dólar.

“Recebemos dos nossos presidentes uma incumbência de não adotar uma ideia que era do governo anterior, que não foi levada a cabo, da moeda única. O meu antecessor, Paulo Guedes, defendia muito uma moeda única entre Brasil e Argentina. Não é disso que estamos falando. Isso gerou uma enorme confusão, inclusive na imprensa brasileira e internacional", declarou Haddad.

Para o ministro, a ideia dinamizaria o comércio entre o Brasil e Argentina de fora melhor que outros instrumentos usados no passado, como o pagamento em moedas locais dispensando o dólar. 

“Não se trata da ideia de uma moeda única. Trata-se de avançarmos nos instrumentos previstos e que não funcionaram a contento, nem pagamento em moeda local e nem os CCRs dão hoje uma garantia de que podemos avançar no comércio da maneira como pretendem os presidentes”, esclareceu o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário