Haiti: Número de mortos por terremoto passa de 2.100; país registra novo abalo
Tremor de magnitude 4,9 atingiu parte do país, que ainda se recupera de outro terremoto e a passagem de um ciclone

Foto: Reprodução
O UGSG, instituto dos Estados Unidos que monitora os tremores em todo mundo, informou que outro terremoto, de magnitude 4,9, atingiu o Haiti na noite desta quarta-feira (18). Os edifícios tremeram na cidade de Les Cayes, no sul do país.
O país ainda não se recuperou do potente terremoto de magnitude 7,2 de sábado (14) e da passagem do ciclone tropical Grace na segunda-feira (17). O governo informou que, com o novo fenômeno, o número de mortos subiu para 2.189. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas.
Segundo as autoridades, o terremoto de sábado destruiu 2.868 edificações e danificou 5.410. A situação deixou no limite os hospitais e os danos bloquearam estradas por onde são transportados suprimentos vitais para as vítimas.
No domingo (15), um terremoto de magnitude 5,9 foi notificado pelo Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O tremor aconteceu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), disse a EMSC.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Ele lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.