• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Hamilton Assis diz que programa Bahia pela Paz não muda índices de letalidade policial

Hamilton Assis diz que programa Bahia pela Paz não muda índices de letalidade policial

Para vereador, governo da Bahia precisa mudar política de enfrentamento ao crime nas favelas

Por Ane Catarine Lima
Às

Atualizado
Hamilton Assis diz que programa Bahia pela Paz não muda índices de letalidade policial

Foto: Farol da Bahia

O vereador Hamilton Assis (Psol) criticou o programa Bahia pela Paz na quarta-feira (2), durante conversa com a imprensa na Câmara de Salvador. Segundo ele, a iniciativa do governo Jerônimo Rodrigues (PT) não é suficiente para mudar a realidade da juventude negra periférica, principal vítima da letalidade policial no estado.

“O programa até apresenta elementos que consideramos relevantes do ponto de vista da atenção social, mas o central da segurança é a política em relação às ações policiais nos bairros periféricos da nossa cidade. É isso que a periferia está clamando do governador, pois me parece que, nesse aspecto, ele não mudou nenhuma vírgula”, afirmou.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 mostram que, em números absolutos, a Bahia registra o maior número de mortes cometidas por policiais (1.556), quantidade superior à soma dos casos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Diante desse cenário, Hamilton defende que o programa repense formas de atuação policial nas favelas de Salvador que não se baseiem na “perspectiva violenta da guerra às drogas”.

O vereador destacou ainda que os dados revelam uma contradição em relação ao objetivo do programa, lançado com a proposta de reduzir a violência letal contra jovens negros e moradores de periferia.

“A letalidade policial tem vitimado a juventude negra. Quantas interrupções de sonhos ainda vão acontecer até que a gente pare com essa política? Há uma concepção sobre o modelo de intervenção da Polícia Militar que precisa ser revista, esse é o debate que queremos fazer”, concluiu.

LEIA MAIS:

Programa Bahia pela Paz terá R$ 234 milhões para prevenção e combate à violência

"É uma iniciativa de prevenção a violência e garantia de direitos", diz secretário sobre programa Bahia Pela Paz

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário