Hemoba comemora Dia Nacional do Doador Voluntário com recepção especial

Atualmente, a Bahia tem quase 200 mil doadores cadastrados

[Hemoba comemora Dia Nacional do Doador Voluntário com recepção especial ]

Nesta quinta-feira (25), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Neste ano, as ações de homenagens aos doadores têm como tema 'Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!". 

Para Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, a ação tem a intenção de homenagear os doadores.

“Neste dia 25 de novembro, nós celebramos e homenageamos as pessoas que, de maneira solidária, vêm fazer essa doação que pode salvar mais de quatro vidas e sem nenhum tipo de benefício em troca. Eu costumo dizer que são pessoas que têm esse superpoder que é o de salvar vidas, e por isso, estamos preparando uma surpresa e uma homenagem a todos esses doadores” contou Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, ao g1.

Fernando Araújo ainda diz que os baianos têm atendido aos chamados do Hemoba para doar sangue. “Quando a gente convoca o doador baiano ele tem atendido. Em 2020, tivemos 20 mil novos doadores. Esse ano já conseguimos manter essa quantidade de novos doadores. Esse é um trabalho não só de apelo, mas de interlocução para sensibilizar as pessoas. E os baianos têm atendido a esse chamado”, disse.

O diretor afirma que essa solidariedade do povo baiano faz com que a Bahia tenha uma situação diferente em relação a outros estados.

“A pandemia tem sido um período muito delicado para nós, momento em que os hemocentros de todo o país registram queda na coleta de bolsas de sangue. Mas essa empatia do povo baiano e o empenho e compromisso dos nossos profissionais têm garantido um estoque seguro para atendimento dos quase 40 mil pacientes cadastrados no ambulatório da Hemoba, além dos pacientes transfundidos nas mais de 350 unidades de saúde da rede pública estadual. Esse é um momento de agradecer e parabenizar esses verdadeiros heróis que nos ajudam na missão de salvar vidas”, contou.

Segundo o gestor, atualmente a Bahia tem quase 200 mil doadores cadastrados. Segundo o Hemoba, a Bahia tem um estoque regular, mas que precisa de doações contínuas para não entrar em modo crítico.

“Atualmente temos cerca de 180 mil doadores cadastrados e fazendo doações regulares. Mas estamos com a complexidade do interior aumentando, com hospitais regionais, unidades de alta complexidade, por isso, estamos sempre contando com nossos doadores, e o Hemoba conta com 21 unidades nas nove macrorregiões do todo estado”, conta o diretor-geral.

Coletas Itinerantes

Até amanhã (26), a unidade móvel de coleta da Hemoba estará no Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, recebendo além de candidatos à doação de sangue, de cadastro de medula óssea, das 8h às 17h. Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping os atendimentos acontecerão até sábado (27), das 9h às 18h.

Podem doar sangue todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

Além disso, existe um prazo determinado para as que receberam a vacina contra a Covid-19. Quem foi vacinado com Coronavac pode doar sangue depois de dois dias, já quem recebeu outro tipo de imunizante deve esperar sete dias para doar. Veja no site do Hemoba, os locais para fazer a doação.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!