Hemoba registra redução de cerca de 40% no número de doadores de sangue durante a pandemia

Órgão informa que está cumprindo com todos os protocolos de segurança e que não há riscos durante a doação de sangue

Por Da Redação
Às

Hemoba registra redução de cerca de 40% no número de doadores de sangue durante a pandemia

Foto: Reprodução/G1

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), informa que os estoques de sangue e de hemocomponentes estão baixos, devido ao isolamento social imposto para evitar a disseminação da Covid-19. Para facilitar a doação, para quem mora na capital, a Hemoba está com um espaço no G1 do Salvador Shopping, nos próximos três meses, atendendo das 12h às 19h.

Quem tem entre 16 e 59 anos e boa saúde pode salvar até dez vidas em menos de dez minutos. Basta se dirigir a um dos postos da fazer o seu cadastro, passar por uma triagem e fazer a doação de sangue.

 Segundo a coordenadora de captação de doadores e coleta da Hemoba, Iara Matos, houve uma redução de cerca de 40% no número de doadores de sangue em todos os postos da Hemoba na Bahia. 

“O número de doadores diminuiu muito, mas, em comparação com o ano passado, a necessidade de sangue e hemocomponentes não diminuiu. Com isso, os estoques estão em estado crítico”. Ela destaca que todos os procedimentos de alta complexidade, a exemplo da oncologia, não foram suspensos. “Então, todo tipo de transfusão, de hemocomponentes, a Fundação Hemoba continua expedindo de forma regular”.

Iara Matos garante que não há perigo no ato da doação, nem mesmo durante a pandemia. Ela explica que o doador passa por uma triagem e que a doação mesmo não chega a durar dez minutos. 


“Os doadores podem comparecer tranquilamente aos postos da Hemoba, pois todos os cuidados estão sendo tomados. É necessário o uso de máscara, do álcool gel, todos os protocolos de saúde municipais e estaduais estão sendo observados, então o doador vai encontrar o distanciamento social, as unidades têm acompanhamento do número de pessoas que podem entrar, nossos colaboradores utilizam todos os equipamentos de proteção necessários, então a doação é segura”. 

De acordo a coordenadora, quem já é doador pode estimular parentes e amigos a se tornarem doadores também. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário