Hidreletricidade em alta no Nordeste

Confira o nosso editorial desta terça-feira (27)

[Hidreletricidade em alta no Nordeste]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A hidreletricidade é a principal fonte de geração do sistema elétrico brasileiro por décadas, tanto pela sua competitividade econômica quanto pela abundância deste recurso energético a nível nacional. 

O Nordeste tem papel de destaque neste processo. O sol quente combinado com ventos fortes transformam a região em um celeiro de energia limpa e renovável. Não à toa, o Nordeste vem batendo recorde na produção de energia solar.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no dia 19 de julho, a geração instantânea (pico) alcançou 2.211 MW, às 12h14, montante suficiente para atender a 20% da demanda do Subsistema do Nordeste naquele momento. O último recorde do tipo foi registrado no dia 28 de junho.

E a região segue com bom desempenho em outra fonte de energia limpa: a eólica, gerada pela força do vento. O terceiro recorde de geração média do mês ocorreu no dia 21 de julho, quando o ONS identificou a marca inédita de 11.094MW médios, valor capaz de atender quase 100% da demanda da região Nordeste no dia.

O mais importante benefício ao meio ambiente da geração eólica é a não-emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

A expectativa é de bons resultados nos próximos meses. O período de agosto a setembro é conhecido como a “safra dos ventos”, pois as ventanias ganham ainda mais força, o que potencializa a produção das usinas eólicas da região.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!