• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Hidrogel que regenera cartilagem? Ortopedista explica as controvérsias do tratamento que viralizou nas redes!

Hidrogel que regenera cartilagem? Ortopedista explica as controvérsias do tratamento que viralizou nas redes!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Hidrogel que regenera cartilagem? Ortopedista explica as controvérsias do tratamento que viralizou nas redes!

Foto: Div

Um suposto “hidrogel que regenera cartilagem” viralizou recentemente após reportagens e postagens nas redes sociais apresentarem a técnica como uma revolução no tratamento de artrose e lesões articulares. Veículos como o Globo Esporte (Eu Atleta) e o Conselho Federal de Farmácia chegaram a divulgar matérias com títulos chamativos que sugeriam avanços clínicos significativos, enquanto uma checagem internacional da AFP/Yahoo News esclareceu que o tratamento já existe desde 2013 e que essa versão mais recente foi propagada de forma exagerada nas redes. Essa combinação de manchetes sensacionalistas e viralização digital despertou grande interesse em pacientes com dores crônicas, mas também gerou polêmica entre especialistas, que apontam limites claros à técnica e o risco de criar expectativas irreais.

Segundo o ortopedista David Sadigursky, pesquisador na área de terapias celulares, “esse tipo de biomaterial pode até ser promissor, mas não é novidade, procedimentos semelhantes já vêm sendo realizados em centros como na Alemanha, com protocolos mais avançados e evidência científica mais robusta. O problema é quando uma informação chega distorcida, fazendo parecer que se trata de uma cura definitiva, quando na verdade estamos falando, ainda, de estudos em andamento.”

Os hidrogéis têm sido estudados como scaffolds, estruturas que atuam como andaimes para estimular o crescimento celular em áreas de desgaste articular. Mas a maior parte dessas tecnologias permanece em fase experimental, especialmente em modelos animais ou ensaios clínicos iniciais. Mesmo os estudos mais avançados, como os que utilizam hidrogéis com liberação dupla de medicamentos para reduzir inflamação e promover regeneração, ainda não chegam ao ponto de serem considerada cura humana completa  .

Além disso, importantes avanços em regeneração de cartilagem ocorreram em outros centros de pesquisa, como na Northwestern University (EUA), onde um biomaterial bioativo foi capaz de regenerar cartilagem de alta qualidade no joelho em modelos animais  . Tais estudos, embora promissores, ainda não equivalem a tratamento clínico consolidados.

No campo da ortopedia contemporânea, já estão disponíveis alternativas minimamente invasivas com respaldo científico crescente, como o uso de ortobiológicos, incluindo células mesenquimais e concentrados de plaquetas, além de infiltrações guiadas por ultrassom, terapia por ondas de choque e fisioterapia avançada. Essas abordagens combinadas têm o potencial de modular inflamação, aliviar dores, favorecer cicatrização e melhorar a função articular, reduzindo a necessidade de intervenções cirúrgicas mais agressivas.

“Para pacientes que convivem com dor crônica e limitações articulares, é fundamental buscar tratamentos individualizados e baseados em evidência e não soluções milagrosas compartilhadas nas redes. A reabilitação articular eficaz passa por fortalecimento, correção biomecânica e acompanhamento médico contínuo. O hidrogel pode ser uma linha promissora de pesquisa, mas não deve ser confundido com realidade clínica agora”, destaca Sadigursky.

Sobre David Sadigursky

David Sadigursky é ortopedista graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Cirurgia do Joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Ele realizou fellowship em Doenças da Cartilagem e trauma esportivo na Harvard Medical School, em Boston, EUA, e em cirurgia ortopédica de artroplastia do joelho no Hospital CLINIC, em Barcelona, Espanha. Possui pós-graduação em Clínica da Dor pelo CTD e em Intervenção em Dor pela Universidade da Coreia, em Seul. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE). Participa ativamente da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Esporte (ISAKOS) e é membro associado das sociedades de dor e medicina regenerativa, como SBRET, SBED e SOBRAMID. Atualmente, é sócio da Clínica Omane e diretor do centro de estudos em terapias celulares.

Mais informações: https://www.instagram.com/drdavidsadigursky/

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.