'Hoje o enfrentamento das chuvas é todos os dias', diz Bruno Reis ao dar início à Operação Chuva 2022
Ações serão iniciadas para prevenir desastres provocados pelos fenômenos naturais

Foto: Gilberto Jr/Farol da Bahia
A Prefeitura de Salvador, junto com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), deu início, na manhã desta quinta-feira (7), no bairro do Castelo Branco, à Operação Chuva 2022, que tem o objetivo de intensificar as ações preventivas contra o período de temporais na capital baiana.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, há um tempo Salvador não registra casos de deslizamentos e desabamentos provocados pelas chuvas porque a cidade está mais preparada para enfrentar os fenômenos naturais. "Foi-se o tempo em que só se preocupavam com as chuvas nos períodos de abril, maio e junho, que são os períodos que mais chovem na nossa cidade. Isso faz parte do passado. Hoje o enfrentamento das chuvas ocorre todos os dias do ano", afirmou.
Como parte das ações, Bruno anunciou que mais encostas e geomantas serão implantadas nos próximos dias nas áreas consideradas de risco. "No total ficarão 152 encostas definitivas, que se somam às 374 geomantas. Sendo que vamos iniciar mais cinco nos próximos dias, o que totaliza 379 geomantas em atrás protegidas", disse.
"Tem muitas pessoas que não tem como construir em áreas planas e constroem nas encostas, correndo riscos. Então a prefeitura chega junto, protegendo essas áreas. São quase 400 áreas que atualmente protegemos. Nós também chegamos juntos com a população no momento de amparar as famílias. Temos auxílio emergencial, o aluguel social. Nós indenizamos as famílias com até três salários mínimos para que eles comprem de volta a geladeira, fogão, cama, televisão ou qualquer outra coisa que tenham perdido. Nós também temos o programa Morar Melhor, que reforma as casas. É assim que se enfrenta os problemas, trazendo soluções imediatas", acrescentou.