Homem é encontrado morto após ser filmado entrando em viatura da PM
Policiais envolvidos alegam troca de tiros; imagens contradizem versão dos agentes

Foto: Reprodução/Twitter @douglasprotazio
Um rapaz foi encontrado morto após ser filmado sendo colocado por quatro policiais militares em uma viatura, na última quinta-feira (11), em Goiânia (GO).
A Polícia Civil de Goiás suspeita que um confronto foi forjado para matar o autônomo Henrique Alves Nogueira, de 28 anos.
Em nota, o subchefe da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Goiás, tenente-coronel Dallbian Rodrigues, disse que a corporação determinou a abertura de uma investigação interna para apurar a conduta dos agentes envolvidos no ocorrido. Os nomes deles não foram informados.
De acordo com a Folha, no boletim de ocorrência, os PMs alegaram que Nogueira foi identificado como um suspeito e que a moto onde ele e um suposto comparsa estavam começou a ser perseguida.
A vítima, então, teria se desequilibrado da garupa e caído. Neste momento, o outro homem teria fugido. Ainda segundo os agentes, Nogueira iniciou uma troca de tiros, que resultou na morte do autônomo.
No boletim, consta ainda que foram apreendidas com o homem uma mochila com drogas e arma de fogo.
Segundo a Folha, imagens de câmeras de segurança contradizem a versão dos PMs: os vídeos mostram que Nogueira caminhava por uma avenida quando uma viatura para ao lado dele.
Os agentes, então, descem do carro, com revólveres nas mãos, e o autônomo se vira contra um muro para ser revistado. Nas imagens, a abordagem dura poucos segundos, mas os PMs continuam conversando com ele por cerca de cinco minutos.
Ao ordenarem para que ele entre no porta-malas da viatura, Nogueira tenta resistir, mas é empurrado, ao ser segurado pelas costas e pelo braço.
O laudo preliminar do Instituto Médico-Legal atesta que Nogueira foi "vítima de ferimentos por arma de fogo no tórax e abdômen".
Segundo a Polícia Civil, ele tinha passagens por tráfico de drogas e roubo, registradas em 2017, e uma por receptação, em 2019.
Confira o vídeo:
VIOLÊNCIA POLICIAL: A Polícia Civil de Goiás investiga a morte de um homem de 28 anos após uma abordagem da Polícia Militar. Henrique Alves Nogueira foi morto com tiros por uma equipe 7º Batalhão da PM, na noite de quinta-feira (11/8). Imagens de uma câmera de segurança [1] pic.twitter.com/Fp80K2KvQu
— Douglas Protázio (@douglasprotazio) August 13, 2022