Facebook não agiu para impedir fake news eleitoral no Brasil, diz ONG

Organização criou dez anúncios com desinformação eleitoral para verificar os sistemas

Por Da Redação
Às

Facebook não agiu para impedir fake news  eleitoral no Brasil, diz ONG

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um relatório publicado, na última segunda-feira (15), pela ONG internacional Global Witness, indica que a mostra que a Meta, dona do Facebook, não agiu para impedir publicações falsas na rede social sobre as eleições brasileiras. O texto se baseia no teste em que a organização criou dez anúncios com desinformação eleitoral para verificar os sistemas de moderação de conteúdo diante das iniciativas da rede social para combater fake news.

De acordo com a ONG, peças publicitárias com datas erradas e métodos de votação inexistentes no país, além de questionamentos sobre as urnas eletrônicas foram enviadas e aprovadas. Apenas uma das publicações foi inicialmente rejeitada, mas acabou sendo liberada após seis dias.

Segundo as regras do Facebook, a plataforma proíbe e remove publicações que podem interferir na votação. Para fazer os testes, os anúncios foram feitos no Reino Unido e no Quênia. Também não foi utilizado um meio de pagamento brasileiro e a organização não usou ferramentas para mascarar a localização da conta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário