Homem escapa de golpe bancário e rouba celular de criminoso
A vítima registrou um boletim de ocorrência na delegacia com o dispositivo do bandido

Foto: Reprodução
Um homem conseguiu escapar de um golpe bancário e ainda roubar o celular do criminoso na última sexta-feira (4). Nesse novo esquema, os criminoso solicitam uma selfie para confirmar o recebimento de presentes falsos, utilizando a identidade da vítima para autenticar financiamentos no nome dela. No entanto, Paulo Gonçalves conseguiu reconhecer o perigo e evitou ser enganado.
Como informou a vítima, no Twitter, ele suspeitava que iria receber um golpe. Segundo Paulo, dois bancos haviam consultado o score no Serasa no mesmo dia e uma floricultura com remetente oculto entrou em contato para entregar um presente.
Ao descer na portaria para receber a suposta encomenda, o entregador falso pediu o endereço completo da vítima. Após cinco minutos, foi solicitado que Paulo descesse novamente para tirar uma foto de comprovação do serviço. Nesse período, o golpista teria preenchido os dados da vítima no aplicativo do banco e aberto a tela de autenticação com selfie para liberar o empréstimo.
Paulo percebeu que aquilo se tratava de um golpe e resolveu pegar o celular do falso entregador e sair correndo, enquanto o golpista fugia de moto. Em seguida, a vítima registrou um boletim de ocorrência na delegacia com o dispositivo do criminoso, que trazia informações sobre a identidade do farsante e de outros golpistas da região.
Paulo disse que passou dados errados sobre seu endereço e filmou todo o processo do golpe com seu próprio celular. A vítima também alerta que os golpistas tampam a parte superior do celular com fita para que, na hora da selfie, ninguém perceba que a tela é de um app de instituição bancária — neste caso, o empréstimo seria feito no Itaú, com autenticação biométrica.