Homem fica perdido por 27 horas em trilha da Califórnia e é encontrado por desconhecido através de sistemas de satélite
Ben Kuo, que trabalha com tecnologia e é operador de uma rádio amador

Foto: Reprodução
Após se perder durante uma trilha no sul da Califórnia e passar cerca de 27 horas sozinho no deserto, com apenas um litro de água e uma barra de cereais, Rene Compean, de 45 anos foi encontrado graças a um desconhecido cujo hobby era navegar em sistemas de satélite.
Segundo o jornal The Washington Post, Compean conseguiu enviar uma mensagem a um amigo junto com duas fotos, mas apenas uma delas chegou ao destinatário. Era uma imagem de suas pernas sujas por fuligem penduradas em um pico íngreme, o que seria a única pista de seu paradeiro. "SOS. Meu telefone vai ficar sem bateria. Estou perdido".
Ben Kuo, que trabalha com tecnologia e é operador de uma rádio amador, estava em sua casa quando se deparou com uma publicação do departamento de polícia do condado de Ventura. Nela, as autoridades pediam ajuda para reconhecer a área em que a imagem havia sido feita.
As equipes de busca já haviam passado a noite anterior procurando o alpinista perdido, mas sem sucesso. Segundo as autoridades, ele estava a aproximadamente 2 mil metros de altitude, e a baixa temperatura era uma preocupação.
Enquanto os trabalhos de resgate seguiam, Kuo começou a analisar a imagem. Primeiro, ele restringiu sua pesquisa a um raio próximo ao local onde o carro de Compean foi encontrado. Depois, notou pequenas manchas verdes que o fizeram concentrar em uma área ainda mais específica. Por último, bastou cruzar dados relativos à imagem com a plataforma Google Earth, com a qual comparou os detalhes.
Kuo então ligou para as autoridades e compartilhou uma captura de tela do satélite em seu perfil. Os agentes avaliaram que as descobertas eram plausíveis e enviaram uma helicóptero para o local. A pouco menos de um quilômetro do ponto indicado, Compean foi encontrado.
Segundo o Washington Post, Compean relatou que já havia feito trilhas na região várias vezes, mas decidiu se aventurar em uma rota alternativa, prevista para durar 2h. Após se perder, ele descreveu que viveu momentos "aterrorizantes".