Advogada esclarece sobre a cobrança dos honorários advocatícios

Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar

[Advogada esclarece sobre a cobrança dos honorários advocatícios ]

O novo Código de Processo Civil assevera que os honorários sucumbenciais serão fixados entre, o mínimo de dez e o máximo vinte por cento sobre o valor da condenação, do proveito econômico ou, quando não for possível mensurá-lo, adotando como método alternativo o valor da causa. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

Segundo a JusBrasil, Sucumbência Recíproca é aquela atribuída tanto à parte vencida como a parte vencedora em um processo judicial, e caberá à cada litigante recíproca e proporcionalmente distribuídos e compensados entre eles os honorários e as despesas decorrentes.

§ 14. Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.

Em entrevista ao Farol da Bahia a Advogada, Aryadne Caroline Luz  (33), especialista em Direito Civil, Trabalho e processual do trabalho, esclareceu se é correto compensar honorários advocatícios nos casos de sucumbência recíproca. 

"Com o advento do novo CPC/15 tal celeuma ficou terminantemente sanada, ou seja, NÃO; não é possível se compensar os honorários de sucumbência, ainda que recíproco. Primeiramente há de se avultar que os honorários de sucumbência pertencem ao patrono da causa (advogado) e não a parte proponente da ação, o que por si só, já afasta, a meu ver, a compensação da verba, pois, haveria a confusão entre a quem cabe à integração do capital auferido na ação proposta, uma vez que as partes no caso em específico não são reciprocamente devedores e credores entre si. Destarte, além da parte a quem cabe os honorários de sucumbência, como já dito o CPC/15 no seu art. 85§14 dispõe expressamente que é vedada a compensação. Pelo que, hodiernamente não restam baldas de dúvidas que os honorários de sucumbência, que pertencem exclusivamente aos advogados não poderão ser compensados em sede de liquidação do julgado", explicou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!