Hora da descontração no home office ajuda no engajamento e na saúde mental
A consultoria de recursos humanos, Gi Group, recomenda iniciativas internas para unir os colegas e fidelizar a equipe

Foto: Reprodução/Instagram
Antes um benefício para proporcionar bem-estar aos colaboradores, o home office ganhou força na quarentena e, ao que tudo indica, veio para ficar. Muitas corporações resolveram adotar definitivamente o modelo de trabalho em casa, entregando os imóveis antes ocupados, há ainda outras que resolveram estender um pouco mais até a pandemia do coronavírus recuar. Seja qual for o motivo, criar um programa de comunicação interna, em que os funcionários possam se descontrair por um momento é fundamental para mantê-los motivados, engajados e até acolhidos apesar do isolamento, segundo João Dantas, Gerente de Recursos Humanos da Gi Group Brasil, filial da multinacional italiana de RH.
Com cerca de 90% dos seus quase 400 funcionários em home office, desde março deste ano, a Gi Group resolveu aproveitar seus canais de comunicação interna para tornar o dia de trabalho mais leve e animado.
Entre as iniciativas a empresa criou a ação “Pílulas de Bem-Estar”, com objetivo de fornecer diversas iniciativas que acolham, estimulem e mantenha a qualidade emocional de todos os colaboradores.
Desde o início da pandemia, os funcionários são impactados, periodicamente, com mensagens inspiradoras para o dia a dia, além de convite a encontros virtuais para interagir com os colegas e abordar assuntos descontraídos e informativos como sugestões para leitura, diversidade e inclusão, LGBTQI+, conversa com o presidente e dicas para combater os desafios do isolamento.
“Em três meses, a ações têm proporcionado bons resultados e, embora seja um período delicado para o Brasil e para o mundo, este é um momento crucial para que as empresas mostrem por meio de ações internas que se importam com seu maior ativo que são as pessoas. Empresas como a Gi Group serão lembradas no futuro pela forma que se portaram diante desse período atípico”, afirma João.
Para quem não tem um programa de endomarketing voltado para equipe remota, o executivo faz as seguintes recomendações:
- Crie grupos e reserve um horário do dia para interagirem, colocar o papo em dia e até fazer algo juntos;
- O encontro pode ser via Whatsapp, aplicativos de teleconferência e, caso seja possível, pela plataforma intranet da empresa;
- Organize uma programação. Pode ser um café ou almoço virtual. Ou ainda crie uma grade para antes ou depois do horário de expediente, incluindo aulas virtuais de ioga, meditação, pilates e exercícios que possam ser feitos em casa, mesmo em espaços pequenos;
- Explore temas variados e que rendam uma boa conversa. Exemplo: dicas de viagem quando a pandemia acabar, livros, filmes, passeios e atividades que podem ser feitos mesmo no isolamento, idiomas, entre outros;
- Vale ainda aproveitar esse tempo livre para organizar um debate virtual com temas de interesse profissional e pessoal com especialistas convidados em que todos possam se beneficiar.