Hospitais universitários federais fazem mutirão gratuito de cirurgias, consultas e exames no sábado (5) em Salvador
Agendamentos podem ser feitos de maneira presencial ou através do telefone

Foto: Ascom Hupes/Ebserh/Ufba
O Hospital Professor Edgar Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO), localizadas em Salvador, participam de um mutirão nacional para realização de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
A iniciativa acontece no sábado (5). Estão programadas 38 cirurgias, 338 consultas e 274 exames. A expectativa é de que ocorram 650 atendimentos, dentre cirurgias eletivas, exames de imagem e laboratorial, e consultas com especialistas.
Como agendar
Os agendamentos podem ser feitos de modo presencial na sede da MCO, no bairro de Nazaré, ou por telefone: mamografia (71 3283-9306); consultas e exames (71-3283-9269).
Os exames laboratoriais devem ser agendados apenas presencialmente no setor de marcação do laboratório.
O agendamento presencial pode ser feito entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. O paciente deve levar um documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e requisição do exame ou consulta. A marcação estará disponível até que as vagas sejam preenchidas.
No Hupes serão feitas 38 cirurgias de alta e média complexidades para pacientes regulados e com o procedimento agendados. Também haverá 35 exames de imagens já agendados: 20 tomografias e 15 ressonâncias magnéticas. No total, serão 73 atendimentos.
A agenda da MCO inclui 577 atendimentos ao longo do sábado. Serão 149 ultrassonografias de diversos tipos, 50 mamografias, 40 exames laboratoriais e 338 consultas.
Ambas as unidades são ligadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA). O chamado “DIA E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do projeto é ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país e reduzir as filas e o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).