• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Hospitais universitários federais fazem mutirão gratuito de cirurgias, consultas e exames no sábado (5) em Salvador

Hospitais universitários federais fazem mutirão gratuito de cirurgias, consultas e exames no sábado (5) em Salvador

Agendamentos podem ser feitos de maneira presencial ou através do telefone

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Hospitais universitários federais fazem mutirão gratuito de cirurgias, consultas e exames no sábado (5) em Salvador

Foto: Ascom Hupes/Ebserh/Ufba

O Hospital Professor Edgar Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO), localizadas em Salvador, participam de um mutirão nacional para realização de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos.

A iniciativa acontece no sábado (5). Estão programadas 38 cirurgias, 338 consultas e 274 exames. A expectativa é de que ocorram 650 atendimentos, dentre cirurgias eletivas, exames de imagem e laboratorial, e consultas com especialistas. 

Como agendar

Os agendamentos podem ser feitos de modo presencial na sede da MCO, no bairro de Nazaré, ou por telefone: mamografia (71 3283-9306); consultas e exames (71-3283-9269).

Os exames laboratoriais devem ser agendados apenas presencialmente no setor de marcação do laboratório.

O agendamento presencial pode ser feito entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. O paciente deve levar um documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e requisição do exame ou consulta. A marcação estará disponível até que as vagas sejam preenchidas.

No Hupes serão feitas 38 cirurgias de alta e média complexidades para pacientes regulados e com o procedimento agendados. Também haverá 35 exames de imagens já agendados: 20 tomografias e 15 ressonâncias magnéticas. No total, serão 73 atendimentos.

A agenda da MCO inclui 577 atendimentos ao longo do sábado. Serão 149 ultrassonografias de diversos tipos, 50 mamografias, 40 exames laboratoriais e 338 consultas.

Ambas as unidades são ligadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA). O chamado “DIA E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do projeto é ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país e reduzir as filas e o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário