Hospital das Clínicas da UFBA convoca todos os servidores para retorno às atividades presenciais
Grupos de risco também tiveram que voltar ao trabalho

Foto: Reprodução
Através de Portaria número 471 de 24 de agosto de 2020, publicada no Boletim de Serviço número 319 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o Superintendente do HUPES/ UFBA, Antônio Carlos Moreira Lemos, convocou todos os servidores e empregados públicos - sem exceções - para retornarem às atividades presenciais no Hospital, independente da existência ou não de condição de vulnerabilidade. Isto significa que mesmo os funcionários que pertencerem à grupo de risco, como idosos , gestantes e portadores de doenças crônicas, devem retornar imediatamente ao trabalho.

A aludida portaria informa ainda que os empregados em condições de vulnerabilidade poderão solicitar prorrogação do afastamento após o retorno definido para a data de hoje, 1º, e que o referido pedido será avaliado posteriormente pela administração. A publicação não informa um tempo para que a avaliação seja feita e esta insegurança tem causado estresse em funcionários com elevados fatores de risco de contrair a Covid-19.
Tal medida vai de encontro à Nota Técnica conjunta n° 15/2020 elaborada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Grupo de Trabalho Nacional da Covid 19, que garante o afastamento do trabalhador em condições de vulnerabilidade enquanto durar a pandemia.
O número de casos da Covid 19 na Bahia vem seguindo uma trajetória de estabilidade, segundo dados da Sesab, com uma taxa de ocupação de leitos de enfermaria em torno de 51%.
Embora o HUPES não tenha integrado a rede de assistência à Covid 19 do Estado da Bahia, apresentou números significativos de casos confirmados da Covid-19 , com quase 400 casos confirmados entre pacientes, funcionários e estudantes.

Os funcionários, que por medo de retaliação preferem não se identificar, relatam medo e insegurança diante da volta ao trabalho sem que medidas de proteção e segurança no ambiente de trabalho estejam plenamente implantadas .
O Farol da Bahia entrou em contato com a assessoria do hospital da UFBA, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.


