Hospital Geral Roberto Santos alerta para estoque crítico de sangue e pede doações
O positivo e O negativo são os tipos mais urgentes

Foto: Divulgação
O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, enfrenta níveis críticos em seu estoque de sangue e faz um apelo à população para doações, com atenção especial aos tipos O positivo e O negativo.
A unidade de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizada no subsolo do hospital, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, recebendo doadores voluntários.
Para realizar a doação, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identificação com foto.
Cada doação pode salvar até quatro vidas, impactando diretamente pacientes internados, oncológicos, vítimas de acidentes e pessoas com doenças hematológicas ou que necessitam de cirurgias de urgência.
“O gesto solidário da doação de sangue pode fazer toda a diferença para quem está lutando pela vida. Convidamos toda a população a se mobilizar e doar”, ressalta a diretora geral do HGRS, Lucrécia Savernini.