Hyundai e GM vão unir forças para lançar quatro novos carros até 2030
GM vai fazer SUV e picape enquanto Hyundai fará comerciais elétricos e subcompsctos

Este acordo foi assinado em setembro do ano passado e o seus termos foram divulgados apenas em agosto deste ano. Agora já sabemos que a Chevrolet e a Hyundai irão desenvolver duas famílias distintas de modelos compactos mirando países nas Américas incluindo os Estados Unidos.
O acordo se deve a um cenário complexo para marcas tradicionais e grandes como a Hyundai e a General Motors. Com a concorrência chinesa e dificuldades em segmentos específicos o acordo tornará novos produtos mais competitivos após 2028 quando o primeiro veículo chegar.
Nova picape Hyundai com DNA S10
A nova geração da Chevrolet S10 ou Colorado será desenvolvida pela GM assim como um novo SUV. A ideia é oferecer uma plataforma multienergia para veículos comerciais já que a atual S10 é bem antiga e só recebeu um facelift na América do Sul ano passado.
Essa picape será compartilhada com a Hyundai que terá, enfim, uma picape competitiva para vários mercados.
Novo SUV também Chevrolet
O novo SUV será um modelo compacto voltado para mercados emergentes que compram produtos como o Tracker, Equinox e o Groove. Ele será fruto de uma nova base já que o atual compartilha a plataforma GEM com o Onix e a Montana mas já são produtos com longevidade - são de 2019 - e com mudanças apenas estéticas nos últimos anos.
Van elétrica Hyundai GM
Outro seguimento que interessa muito para as duas empresas é o de veículos comerciais elétricos. A Hyundai ficará responsável por aprimorar seus projetos e compartilhados com a General Motors para ter veículos elétricos com foco nos Estados Unidos onde a demanda é muito grande.
Novo Onix com DNA de HB20
Não é de hoje que a Chevrolet repensa seus projetos de carros compactos. Produzido aqui desde 2019, o Ônix acaba de ser remodelado mas mantém a plataforma GEM (global emerging markets ou mercados globais emergentes) que foi desenvolvida na China mas já saiu de linha.
A GM terá um novo produto baseado nessa plataforma que é um SUV compacto híbrido leve mas que ainda será um GEM. Ele deve unificar produtos quando for lançado mas o segundo passo será uma geração totalmente nova e com base do novo Hyundai HB20.
Ainda é cedo para falar em motorização, mas certamente os modelos compactos derivados dessa mesma base terão motor três cilindros e ao menos sistema híbrido leve.
Projeto conjunto mas não uma fusão
As duas marcas descartam qualquer tipo de fusão. Esse tipo de compartilhamento de projetos é bastante comum na indústria e acontece, por exemplo com a Ford e a Volkswagen na Europa, com inúmeras marcas na China e no caso da GM tem foco específico em novas gerações de produtos compactos.
Tanto a Hyundai quanto a GM estimam que quando a produção dos quatro veículos alcançar um ritmo normal irão representar ao menos 800.000 unidades por ano.
Mas o primeiro produto fruto deste projeto entre a Hyundai e a Chevrolet deverá ser lançado somente em 2028 marcando o final da década como uma renovação importante para as duas marcas.