Fiat Pulse Abarth: Farol da Bahia testa SUV compacto e esportivo
SUV mantém 185cv e diversão ao volante

O Pulse Abarth marca o resgate da divisão esportiva da Fiat no país e tem feito a diferença nas vendas desde que foi lançado. Derivado do Pulse, o modelo incorpora várias mudanças na linha 2026. O Farol da Bahia testou o novo Pulse Abarth 2026 que segue com a mesma proposta e agora novos equipamentos.
O Abarth 2026 recebeu nova grade, detalhes nos faróis e lanternas, interior em couro com bancos elétricos e teto de vidro panorâmico. Boa notícia é que a versão esportiva manteve o motor 1.3 turbo de 185 cv, sem perder potência e desempenho e vale dizer que ele é o único SUV compacto com a mesma proposta. O preço parte de R$ 157 mil, o que torna o melhor custo benefício em relação valor e potência. Veja a análise:
Design e equipamentos do Abarth
No visual, o SUV ganhou algumas novidades a bordo que o distanciaram das demais versões 1.3 Firefly, destacada com molduras maiores e amplas barras verticais com o logotipo do escorpião, rodas de 18 polegadas com novo desenho e aletas bem separadas e teto solar panorâmico de vidro.
No interior a Fiat seguiu ousando e aplicou no Pulse Abarth novos bancos com costuras vermelhas e novos apoios laterais sendo que o do motorista ganhou ajustes elétricos e emblema da Abarth bordado. O painel ganha filete vermelho que realça o perfil esportivo e novos arranjos nas saídas de ar.
A central multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay completa o conjunto e não mudou.
A câmera de ré tem resolução Full HD e a diferença na versão Abarth está na interface com comandos esportivos que aparecem no painel e na multimídia.
Entre os itens de segurança, o Abarth traz faróis com comutação automática, alerta de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e quatro airbags (frontais e laterais de tórax e cabeça).
Dimensões do Pulse Abarth 2026
O Pulse Abarth mede 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e tem entre-eixos de 2,53 m. O porta-malas comporta 320 litros. A cabine é adequada para quatro ocupantes, com espaço razoável para adultos nos bancos traseiros se necessário. O espaço também não teve qualquer mudança.
Motor e desempenho da versão esportiva
O Pulse Abarth não é só um carro com perfil de acabamento esportivo. O Abarth é equipado com o motor 1.3 turbo flex de quatro cilindros, que entrega até 185 cv e 270 Nm de torque. O conjunto é acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,6 segundos e a velocidade máxima é de 215 km/h. São 45cv a mais que as versões T200 por exemplo além de um acerto de suspensão mais rígido.
O comportamento dinâmico é marcado por acelerações rápidas, retomadas consistentes e suspensão firme, que contribui para a estabilidade em curvas.
Consumo
De acordo com dados oficiais, o consumo com gasolina é de 10,0 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Com etanol, as médias são de 6,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. No teste do R7-Autos Carros, a média registrada foi de 8,6 km/l.
Preço e rivais
O Pulse Abarth se posiciona como opção de melhor custo-benefício entre preço e potência. O Hyundai Creta, SUV compacto mais potente da categoria com 193 cv, custa R$ 199,5 mil na versão Ultimate. O Honda HR-V, com 177 cv, parte de R$ 199,4 mil. Embora tenham mais equipamentos e espaço interno, nenhum dos dois oferece o mesmo apelo esportivo do modelo da Fiat.