Hyundai vai lançar SUV abaixo do Creta no Brasil
SUV compacto estaria em estudos segundo site

Nessa semana uma especulação dá conta de que a Hyundai poderia expandir o portfólio de produtos no Brasil com um concorrente para modelos compactos.
O Hyundai Bayon é um SUV subcompacto desenvolvido originalmente para o mercado europeu e também presente em outras regiões da Ásia e Oriente Médio. A proposta da Hyundai é trazer ao Brasil um concorrente global, posicionado abaixo do Creta e com perfil moderno, urbano e eficiente — substituindo o atual HB20S e competindo diretamente com Tera, Pulse, Renault Kardian e outros SUVs de entrada.
Segundo a revista Autoesporte, o Bayon está na estratégia da Hyundai do Brasil sendo posicionado abaixo do Creta justamente onde estão os modelos já citados.
Plataforma e proposta
O Bayon é baseado na plataforma K2, compartilhada com o i20 europeu e, no futuro, com modelos que devem surgir da aliança técnica entre Hyundai e parceiros globais. Ele tem cerca de 4,18 m de comprimento, configurando-se como um SUV compacto urbano, com bom espaço interno para cinco ocupantes e porta-malas competitivo na categoria.
Na Europa, o Bayon é oferecido com motorização Smartstream 1.0 T-GDi turbo de três cilindros — um bloco moderno da Hyundai com injeção direta e foco em eficiência com 100cv e 17kgfm de torque. Mas esse motor ganha sistema de eletrificação leve (mild hybrid) de 48 V, que apoia o motor a combustão com um pequeno gerador elétrico e bateria de baixa tensão para reduzir consumo e emissões. Nas opções de transmissão estão uma caixa manual inteligente de 6 marchas (iMT) e automática de dupla embreagem de 7 marchas (DCT).
Esse conjunto combina respostas e eficiência: aceleração de 0-100 km/h na casa dos 10,4 s a 11,7 s dependendo da potência e transmissão escolhida, com velocidade máxima próxima de 185 km/h.
Importância da eletrificação leve (mild hybrid)
A tecnologia mild hybrid 48 V auxilia o motor a combustão reduzindo consumo em congestões urbanas e otimizando a partida e retomadas de velocidade com menor gasto de combustível. Embora não seja híbrido plug-in ou elétrico completo, esse tipo de eletrificação leve é uma tendência global para atender regulamentos de emissões sem comprometer custo.
Perspectivas para o Brasil
Com lançamento previsto para 2027, o Bayon deve ser posicionado como alternativa global ao comportamento atual de SUVs de entrada no Brasil. Sua motorização europeia com 1.0 T-GDi turbo e eletrificação leve seria um diferencial técnico relevante no segmento onde outros concorrentes estarão no mesmo patamar como o Chevrolet Sonic que deve estrear já com sistema híbrido leve e onde estão modelos como Fiat Pulse e Fastback já com sistema T200 Hybrid.


