• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ian cai de furacão categoria 1 para tempestade tropical, diz centro dos EUA

Ian cai de furacão categoria 1 para tempestade tropical, diz centro dos EUA

No entanto, fenômeno ainda pode causar ventos e chuvas fortes

Por Da Redação
Ás

Ian cai de furacão categoria 1 para tempestade tropical, diz centro dos EUA

Foto: Regional and Mesoscale Meteorology Branch)/Divulgação

O furacão Ian continua a travessia pela Flórida nesta quinta-feira (29). No entanto, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno atmosférico caiu de categoria 1 para tempestade tropical. Autoridades alertam, porém, que Ian ainda pode produzir ventos fortes, chuvas fortes e tempestades em partes da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul e Norte.

Os ventos provocados pelo fenômeno surpreenderam pela rapidez com que passaram de 56 km/h para 240 km/h, em um intervalo de pouco menos de 3 horas, na quarta-feira (28). Meteorologistas do governo norte-americano e cientistas apontam que esse evento súbito pode estar relacionado ao avanço das alterações climáticas. Um alerta de maré de tempestade está em vigor para o rio St. Johns, no nordeste da Flórida, bem como para áreas que se estendem da linha do condado de Flagler-Volusia, ao norte, até o rio South Santee, na Carolina do Sul. Partes da Costa do Golfo também permanecem sob ameaça de maré de tempestade.

Diante do fenômeno, mais de 2,4 milhões de pessoas estão sem energia na Flórida, de acordo com o PowerOutage.us. Na região sudoeste mais atingida, dez condados relataram que mais de 50% dos clientes rastreados estavam sem energia. O furacão chegou oficialmente à terra firme, pela costa sudoeste da Flórida, por volta das 16h05 da quarta-feira (28), com ventos próximos a 241 km/h — uma tempestade de categoria 4. Posteriormente caiu para categoria 3, com ventos máximos sustentados de 201 km/h. Por volta de 23h de Brasília, chegou a categoria 2 com ventos máximos de 168 km/h.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário