IBGE: PIB cresce 0,4% no segundo trimestre de 2025

O número, porém, representa uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre

Por Da Redação
Às

IBGE: PIB cresce 0,4% no segundo trimestre de 2025

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: Reprodução/ Agência IBGE Notícias

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025. Segundo informações do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total é de R$ 3,2 trilhões em valores correntes.

Apesar do resultado representar um crescimento pelo 16º trimestre consecutivo, atingindo o patamar da série histórica, iniciada em 1996, o número mostra uma desaceleração em comparação com os três primeiros meses deste ano. No primeiro trimestre de 2025, a economia cresceu 1,3% e, no mesmo período no ano passado, houve um crescimento de 2,2%.

De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de contas nacionais do IBGE, o cenário já era o esperado por causa da política monetária restritiva do governo.

"Era um efeito esperado a partir da política monetária restritiva [juros elevados] iniciada em setembro do ano passado. As atividades Indústrias de Transformação e Construção, que dependem de crédito, são mais afetadas nesse cenário”, disse em nota.

O Consumo do Governo e os Investimentos, foram uns dos que registraram queda, com retração de 0,6% e 0,2%, respectivamente.

O setor da Agropecuária, destaque no primeiro trimestre, também registrou uma queda, com variação de negativa de 0,1%. Entretanto, o resultado ainda é apontado como positivo pelo IBGE na comparação anual, com o crescimento de 10,1%.

Em compensação, os setores de Serviços e Indústria apresentaram crescimento. Enquanto o primeiro teve uma alta de 0,6%, puxado principalmente por atividades financeiras, de seguros e serviços, que registrou um avanço de 1,2%,  o segundo cresceu 0,5% impulsionado pela Indústria Extrativista que avançou 5,4%.

A alta na área da Indústria, porém, não foi acompanhada pelas atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos, nem pela Indústrias de Transformação e a de Construção, as quais registram retração de 2,7%, 0,5% e 0,2%, respectivamente.

A projeção de crescimento do PIB em 2025, anunciado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE) em julho, é 2,5%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário