IBGE: Produção industrial cai 28% em 2020
O recuo de 2020 foi puxado pela retração da produção de automóveis, reboques e carrocerias

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A produção industrial brasileira encerrou 2020 com uma queda de 4,5%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com dados divulgados nesta terça-feira (2). O recuo de 2020 foi puxado, principalmente, pela retração da produção de automóveis, reboques e carrocerias (- 28%).
O setor chegou a mostrar uma recuperação no segundo semestre e respondeu pela maior parte da geração de emprego formal no ano, com a eliminação de 27,1% registrada em março e abril. Com esse resultado, a produção industrial está 3,4% acima do patamar de fevereiro.
No entanto, vem desacelerando desde julho. Dados mostram que a indústria continua ter queda, na comparação mês a mês teve um recuo de 1,2% em novembro, para 0,9 % em dezembro.
Outros setores também tiveram queda no desempenho da indústria. Outros equipamentos de transporte (-29,1%); confecção e artigos do vestuário e acessórios (-23,7%); manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-16%); couro, artigos para viagem e calçados (-18,8%) e metalurgia (-7,2%), entre outros.